Personal Escritor

http://www.personalescritor.com.br/ Brasil, Amazonía



#FreeTenharim: Ativistas ocupam saguão do Tribunal por liberdade para os índios Tenharim




(Fig. 1)

#FreeTenharim: Ativistas ocupam saguão do Tribunal por liberdade para os índios Tenharim  - Trinta manifestantes acamparam por 12 horas no saguão do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), tendo deixado o local na manhã desta segunda-feira (23), após protocolarem um documento que pede a liberdade dos cinco indígenas Tenharim que estão presos em Porto Velho. 

Estudantes da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), o indígena José Humberto Tenharim e ativistas das seguintes ONGs fizeram parte do grupo de manifestantes:  Instituto Madeira Vivo, Instituto Índia Amazônia, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Rede de Educação Cidadã, Conselho Indigenista Missionário, Coletivo Jovem pela Sustentabilidade, e Via Campesina. 


Iremar Antonio Ferreira, membro da ONG Instituto Madeira Vivo, de Porto Velho, e um dos organizadores da manifestação destacou ao G1 [matéria publicada em 23/06/2014] que: “Não há provas que confirmem a culpa dos índios, e o habeas corpus é um direito constitucional. Um deles tem sérios problemas de saúde, por conta de um acidente vascular cerebral sofrido pouco tempo antes da prisão. A justiça pediu comprovação via laudo médico, mas não há como comprovar porque a Casa de Saúde Indígena, em Humaitá, foi incendiada”. Sobre o incêndio da Casa de Saúde Indígena, leia aqui.

José Humberto Tenharim falou ao G1 da indignação pela prisão do cacique Domiceno Tenharim: “Ele é nosso líder maior. Nossos rituais estão comprometidos. O Mbotawa, que é a Festa dos Espíritos, deveria acontecer em julho, mas já não sabemos mais... Todo o povo Tenharim está sofrendo com isso, interfere no nosso modo tradicional de viver”. Sobre o ritual Mbotawa e sua importância para o povo Tenharim, leia aqui. Quanto à preocupação dos indígenas quanto à não realização desse ritual, leia aqui, e aqui como se sentem os indígenas presos.


 
Fotos da ocupação do saguão do TJ-RO

(Fig. 2)
Confeccionando cartazes
(Fig. 3)
Afixando cartazes
(Fig. 4)
Cartazes afixados na noite de 22 de junho
(Fig. 5)
Cartazes afixados no piso do TJ-RO
(Fig. 6)
Cartazes afixados durante a noite de 22 de junho
 (Fig. 7)

(Fig. 8)
O povo Tenharim é contra a construção de hidrelétrica
(Fig. 9)
Acampamento durante a noite
(Fig. 10)
Acampamento no TJ-RO
(Fig. 11)
Manhã de 23 de junho
(Fig. 12)
Preparando para a entrega da declaração ao TJ-RO
(Fig. 13)
Entrega da declaração dos manifestantes ao TJ-RO





Sua visita ao nosso blog é o estímulo para que continuemos a produzi-lo. Muito agradecida.


Leer en la fuente original

Fig. 1
Fig. 2
Fig. 3
Fig. 4
Fig. 5
Fig. 6
Fig. 7
Fig. 8
Fig. 9
Fig. 10
Fig. 11
Fig. 12
Fig. 13










Votos: 0



Illimani versión beta. Lector de entradas RSS. © Obsidiana TV 2013


Utilizamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios y elaborar estadísticas. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso. Puede cambiar la configuración u obtener más información aquí.