Indios Online

http://www.indiosonline.net/ Brasil



MOBILIZAÇÃO NO EXTREMO-SUL Da BA – I CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLITICAS INDIGENISTA



(Fig. 1)Aconteceu na sede da CR-FUNAI- Eunápolis Bahia. A primeira reunião da Comissão Organizadora local, que durante dois dias (26 e 27 de maio), fizeram o planejamento das etapas locais da I Conferencia Nacional de Politicas Indigenista. A equipe composta por um representante da CNPI Sr. Luiz Titiah, Coordenador da CR-FUNAI Sr. Tiago de Paula, Líder Pataxó Hãhãhãe Marilene de Jesus, Kayalla, comunicação Sr. Fábio Titiah, Servidor da FUNAI Hermélio, Gustavo e Maciel. Assim que foram elaborados as agendas das etapas da Conferência, já começaram entrar em ação a Comissão, indo visitar as lideranças nas aldeias para entregar os convites e confirmar a participação dos lideres, essa solicitação foi também um pedido de algumas lideres que pediam mais esclarecimento dá conferência.

(Fig. 2)A distribuição de ação ficou, Luiz Titiah, Hermélio, Fábio fazer a mobilização nos Extremo Sul. E Marilene e Jovanildo fazer a articulação e entregar os convites as lideranças no Sul da Bahia, os demais da comissão ficou para organizar a infraestrutura do evento. No período da Tarde do dia 27 de maio do corrente ano, a comissão iniciou as visitas as Aldeias que fica na região do Extremo Sul-BA, foram entregue convite as lideranças e explicado por Luiz Titiah, o que essa Conferência é e o que representa para nós povos indígenas. Os caciques ouviram e se pronunciaram que vai participar das etapas e que essa ação é muito importante para dialogar e propor ações que venha melhorar a qualidade de vida dos indígenas no país.

(Fig. 3)Visitamos o Polo Base de Porto Seguro-BA, aonde fomos recebido pelo presidente do CONDISI Sr. Sebastião Valério, a Liderança vice-presidente do CLSI Sr. Filipe, aonde pronunciaram que está disposto a colaborar para que as etapas da conferência em sua comunidade seja bastante participativa. A Coordenação do Polo Base representada por Sra. Jaldir Matos, se pronunciou parceira na mobilização e apoio na colaboração no que estiver ao seu alcance. Ficamos muito satisfeito com a Parceria firmada com a SESAI de Porto Seguro, e também acolhida e o apoio do presidente do CONDISI.

(Fig. 4)Em seguida formos visitar os Caciques na aldeia de Cora Vermelha. Fomos bem recebido, entregamos o convite, Luiz Titiah (CNPI), explicou como foi conquistado essa Conferência e qual a importância dela para os povos indígenas do Brasil. As lideranças acharam muito importante e se comprometeram participar para apresentar as suas propostas de como melhorar as Politicas para os Povo Indígenas. Das lideranças visitadas estavam a presidente do Conselho de Cacique Sra. Maria das Dores, Coordenador do MIBA Cacique Zeca Pataxó, Representante do MOPOIBA Sr. Carlos Kataio.

(Fig. 5)No Final da tarde tivemos visitando o IFIBA(Universidade), fomos recebido pelo Professor indígena Edson Kaiapó e A coordenadora Sra. Carla Canuzo. Convidamos o Professor indígena para colaborar nas etapas da conferência local e estadual, nas discussões no que referir a educação, o mesmo topou o desafio e se posicionou ajudar nas etapas. Carla, também afirmou parceria e o apoio.

A entrega do convite oficial as lideranças do Extremo Sul acontecerá até o dia 29 desse mês. A primeira etapa local da conferência será no dia 05 a 07 de junho na aldeia Barra Velha, município de Porto Seguro-BA. A satisfação é que as lideranças querem participar, colaborar com e com a certeza de dias melhores para comunidade indígena. A I Conferencia de politicas indigenistas representa o protagonismo povo tradicional e vem como uma ação de decisão democrática, inclusão social em nosso país.

Comunicador -Comissão Organizadora Regional do Sul da Bahia

Fabio Titiah



Leer en la fuente original

Fig. 1
Fig. 2
Fig. 3
Fig. 4
Fig. 5










Votos: 0



Illimani versión beta. Lector de entradas RSS. © Obsidiana TV 2013


Utilizamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios y elaborar estadísticas. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso. Puede cambiar la configuración u obtener más información aquí.