Amazônia Legal em Foco

http://odescortinardaamazonia.blogspot.com.br/ Brasil, Amazonía



Acadêmicos indígenas se solidarizam com Lindomar Terena e repudiam tentativa de desligitimação dos Conselhos Aty Guasu e do Povo Terena



Agente da PF intimidando os indígenas que
 ocuparam pacificamente a sede do DSEI, ontem,  contra
 Hilario Silva como coordenador. Eles querem Lindomar Terena no cargo.
 Foto _ Dionedison Terena
REJUIND - Rede de Juventude Indígena
Nós acadêmicos indígenas da Universidade Católica Dom Bosco, a UCDB, viemos publicamente manifestar o nosso repúdio contra as recentes tentativas de deslegitimação dos movimentos indígenas organizados no Mato Grosso do Sul. A luta organizada dos povos indígenas é legítima e se faz urgente, principalmente em tempos de iniciativas contra nossos direitos e a favor do nosso extermínio. Fato ocorrido que nos indignou foi a fala do senhor Laercio Marques que diz que a Aty Guassu e o Conselho do Povo Terena está extinto, demonstrando a sua falta de conhecimento com a atual conjuntura da política dos povos indígenas, pois sabemos que são as duas organizações indígena de mais respeito dentro do Estado de Mato Grosso do Sul.
O Conselho Terena e a Aty Guassu representam a luta dos povos indígenas no Mato Grosso do Sul pelo direito à terra, educação e saúde. Nossa luta é organizada, legítima e tradicional. Nossos líderes são nossos caciques, nossos anciões, nossos guerreiros e guerreiras, nossos líderes espirituais (pajés), professores, acadêmicos, mulheres, jovens e crianças.
Lindomar Terena nos representa, representa nossa luta, nosso sangue, nossos ideais. É porta-voz do nosso movimento, o movimento dos povos indígenas. Negar a legitimidade de nossas lideranças implica na negação da nossa luta e de nossa existência enquanto sujeitos. Nossa luta é justa e nossos líderes são legítimos. Portanto exigimos que o ministro da saúde acate a decisão desses dois conselho e mantenha-o ao cargo de coordenador regional da SESAI-MS.

Avante, Povo Terena! Avante, Povo Kaiowá e Guarani. Avante, Povo Kadiwéu. Avante, Povos Indígenas no Mato Grosso do Sul!

Campo Grande, 02 de dezembro de 2015

Enviado por Jucinei Terena
Para entender a situação:

Indígenas contestam coordenador nomeado Lindomar Terena, alegando que foi escolha de Delcídio

http://www.midiamax.com.br/cotidiano/indigenas-contestam-coordenador-nomeado-alegando-foi-escolha-delcidio-282292

Ocupação do DSEI/MS: Resolução Conjunta do Conselho do Povo Terena e Aty Guasu Guarani Kaiowá

http://racismoambiental.net.br/2015/12/02/ocupacao-do-dseims-resolucao-conjunta-do-conselho-do-povo-terena-e-aty-guasu-guarani-kaiowa/#.Vl9DUnKNcP8.facebook


Leer en la fuente original







Votos: 0



Illimani versión beta. Lector de entradas RSS. © Obsidiana TV 2013


Utilizamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios y elaborar estadísticas. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso. Puede cambiar la configuración u obtener más información aquí.