Indios Online

http://www.indiosonline.net/ Brasil



À REPRESSÃO FASCISTA EM SÃO PAULO E AOS GOLPISTAS DE BRASÍLIA: VOCÊS PASSARÃO, NÓS PASSARIM … igualzim ao curumim do retratim



Por Casé Angatu
.

“ Anana ira,
Mira ira anana tupi
Anana ira, anana ira
Mira Ira”
Somos Povo de Mel
.

TODO APOIO AOS ESTUDANTES, PROFESSORES E FAMILIARES QUE REALIZAM A LUTA CONTRA A RE(DES)ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS EM SÃO PAULO!
.

Mas, por favor, não esqueçam: se esta mesma policia de São Paulo do fascista Alckmin trata vocês da forma como foram tratados em suas manifestações, pensem: o quanto é violenta na maneira de agir contra as/os que são criminalizadas/os pelo atual código penal. Como a força armada do estado de São Paulo age contra os que estão presas/presos por um histórico processo que criminaliza o comportamento dos pobres. Mesmo aparelho repressivo que atua de forma voraz com os familiares de presas/presos em dia de revista vexatória.
.

Por favor, não abandonem a luta por justiça social, vindo a vitória ou não nesta batalha. Juntem-se aos que pouco possuem (ou mesmo não possuem) poder de fazer seus anseios serem ouvidos. Não deixem que o tempo faça a rebeldia aquietar.
.

.

IMPEACHMENT CONTRA DILMA: NÃO A QUALQUER TIPO DE GOLPISMO!
MAS TEMOS COBRANÇAS …
.

Acho que nem preciso escrever algo sobre Cunha e o Congresso que sempre considerei ruralista e conservador. Até porque, por aquele chão de lama contaminada, igual a que escorreu em Mariana-MG, os caminhos da minha esperança não trilham.
.

Porém, alguns me escreveram e/ou perguntaram sobre minha posição em relação ao pedido de impeachment contra Dilma. Sou contra o impeachment, bem como contrário a qualquer tipo de golpe.
.

Entretanto, não posso deixar de esquecer que Cunha (PMDB) foi aliado de Dilma (PT). Como indígena não consigo deixar de lembrar que Kátia Abreu (“rainha da moto serra e inimiga dos povos indígenas”) é/foi do mesmo partido de Cunha e fez parte da quota pessoal da presidente quando indicada ao Ministério da Agricultura.
.

Não tenho como apagar da memória que na gestão anterior e atual da presidente (assim como de Lula) as demarcações indígenas e quilombolas, bem como muitas regularizações de assentamentos, foram interrompidas. Demarcações estão sendo revistas e existe todo um processo de retrocesso administrativo, jurídico e político nesta área.
.

Como posso não recordar que este quadro tem aumentado o número das justas auto-demarcações e a quantidade de índios mortos nestes últimos anos. Fica mesmo a impressão que fomos/somos (nós índios) “moedas de troca” nas negociações do governo com a base ruralista.
.

Poderia tentar ignorar … mas vem a lembrança que a Portaria 303 da AGU (um ataque aos direitos indígenas) tem defensores no atual governo. Lembro de Belo Monte, das destruições já realizadas e as que podem ocorre em nome do PAC.
.

Triste também é a recordação de que o atual Ministro-Chefe da Casa Civil (Jaques Wagner) solicitou em 2014, quando governador da Bahia, a presença de soldados do exército (mais de 600 homens) e da Força de Segurança Nacional (cerca de 300 homens) no Território Indígena Tupinambá para “controlar” uma situação que se resolve com a demarcação territorial. Esta presença causou muito sofrimento e violência entre meus Parentes.
.

No entanto, mesmo com todas estas tristes lembranças não sou a favor do impeachment de Dilma e/ou outra forma de golpe. Não quero que o país retroceda ainda mais. Até porque, como diz o ditado popular: “nada é tão ruim que não posso piorar”. Por isto é triste lutar neste momento não por avanços e sim contra o retrocesso, sendo que o atual quadro, em relação aos Povos Indígenas, já é tão ruim e o atual governo tem grande parcela de culpa nisto.
.

Penso, contudo, que no atual contexto, quando parte do governo pede apoio ao povo e os movimentos sociais, seria a ocasião (como deveria já ter acontecido nas eleições)  de exigir dos que estão no executivo federal e seus de seus partidos uma mudança radical em relação aos direitos, não só indígenas, mas sociais como um todo. Exigir que Dilma, PT e os partidos que apoiam o atual governo pactuem com o povo … seria muito?!
.

Mas, assim como nas eleições presidenciais do ano passado (2014), não semeio ilusões. Até porque como posso exigir que trouxessem de volta as vidas de nossos Parentes já mortos pela não demarcações. Sendo assim, não é uma simples desilusão e sim postura.
.

Mas, ao mesmo tempo, não tenho desilusão com a luta. Como sempre falamos: “Temos Memória, mas não rancor” e em nome desta memória ancestral continuaremos lutando, com as forças de nossas Encantadas/Encantados, pelo Território Ancestral e Sagrado. Assim tem acontecido ao longo de 515 anos de Ditaduras contra os Povos Originários, Povo Negro e Povo sem riquezas materiais.
.

… SOMOS POVO DE MEL … SOMOS MIRA IRA … E CANTAREMOS BEM ASSIM:

.

“Mira num olhar
Um riacho, cacho de nuvem
No azul do céu a rolar…
Mira Ira, raça tupi,
Matas, florestas, Brasil.
Mira vento, sopra continente,
Nossa América servil,
Mira vento, sopra continente,
Nossa América servil…
.

Mira num olhar,
Um riacho, cacho de nuvem
No azul do céu a rolar…
Mira ouro, azul ao mar,
Fonte, forte esperança,
.

Mira sol, canção, tempestade, ilusão,
Mira sol, canção, tempestade,
Ilusão…
.

Mira num olhar
Verso frágil tecido em fuzil,
Mescla morena,
Canela, cachaça, bela raça, Brasil.
.

Anana ira,
Mira ira anana tupi
Anana ira, anana ira
Mira Ira”
.

Letra: Lula Barbosa e Vanderlei de Castro
Canta/Toca: Miriam Miràh, Lula Barbosa e Raíces de América
https://www.youtube.com/watch?v=pNV28B1oG2o.
.

* Parafraseando Mario Quintana …
.

Aos Fascistas, Golpistas e …

“Todos estes que aí estão
Atravancando o meu [nosso] caminho,
Eles passarão.
Eu [nós] passarinho[s]!”

… igualzim ao curumim do retratim …

(caso alguém saiba a autoria da imagem, por favor, nos informe)

.

AWERE!



Leer en la fuente original







Votos: 0



Illimani versión beta. Lector de entradas RSS. © Obsidiana TV 2013


Utilizamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios y elaborar estadísticas. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso. Puede cambiar la configuración u obtener más información aquí.