Amazônia

http://amazonia.org.br/ Brasil, Amazonía



Interligação de Roraima ao Linhão de Tucuruí só deve ficar pronta em 2018



Afirmação foi feita em palestra pelo secretário de planejamento de Roraima. Interligação vai ‘garantir integração ao SIN e confiabilidade’, disse Henklain.

A obra de interligação de Roraima ao Linhão de Tucuruí, no Amazonas, só deve chegar a Boa Vista em 2018, segundo o secretário estadual de Planejamento de Roraima, Alexandre Henklain. A afirmação foi feita na terça-feira (5) em uma palestra sobre questão energética, em Boa Vista.

Conforme Hencklain, a construção do Linhão conectará o estado ao Sistema Interligado Nacional (SIN), garantindo energia mais confiável e segura do que a fornecida pela Venezuela através do Linhão de Guri.

No início de dezembro de 2015, a presidente Dilma Roussef anunciou a emissão da liberação da licença provisória para a construção do Linhão de Tucuruí. Antes disso, o estado enfrentava um impasse para a obra, que devia ter sido inaugurada em 2015, mas não saiu do papel porque etapas para o procedimento de licenciamento ambiental não ocorreram.

“Quando isso acontecer [interligação do estado ao Linhão de Tucuruí], nós vamos sair de uma situação muito difícil que ainda hoje enfrentamos para uma situação bastante interessante, porque seremos o único estado do país interligado ao sistema energético de dois hemiférios [Brasil e Venezuela]”, considerou Henklain.

No entanto, antes da finalização da obra e devido às constantes quedas de energia que ocorrem no estado, Henklain disse que o Governo Federal também cogita instalar ainda em 2016 mais uma usina termelétrica para abastacer o estado.

“Como essa obra de Tucuruí não aconteceu de 2012 a 2015, o governo é compelido a construir esse parque termelétrico complementar”, afirmou acrescentando que vê com preocupação a dependência do estado à energia térmica.

Na palestra, o secretário afirmou que as constantes quedas de energia que o estado têm enfrentado, ocorrem porque os cabos que ligam o estado à Venezuela são muito antigos e não passaram por manutenção desde que foram instalados em 2001.

“Apesar do contrato entre o estado e a Venezuela para que o país fizesse a manutenção e troca do cabos, isso acabou não sendo realizado. Então, essa linha envelheceu e com isso, muito mais por problemas de transmissão do que de produção, a Venezuela foi diminuindo cada vez mais a energia, ocasionando as oscilações que ocorrem hoje”, explicou.

Ainda no evento, Henklain comentou sobre a possível construção dsa hidrelétricas no estado e garantiu que Roraima não defende a instalação de hidrelétrica nas corredeiras do bem querer, em Caracaraí. “Também não fomos procurados pelo governo federal para discutir esse tema”, afirmou.

Por: Emily Costa
Fonte: G1



Leer en la fuente original







Votos: 0



Illimani versión beta. Lector de entradas RSS. © Obsidiana TV 2013


Utilizamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios y elaborar estadísticas. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso. Puede cambiar la configuración u obtener más información aquí.