Amazônia

http://amazonia.org.br/ Brasil, Amazonía



Aldeias indígenas de MT vão contar com aulas de judô



Projeto atenderá índios das aldeias Formoso e Rio Verde, da etnia Paresi, localizadas perto de Tangará da Serra, cidade a cerca de 240 quilômetros de Cuiabá

Aldeias indígenas no interior de Mato Grosso terão aulas de judô. Esse é o resultado de um convênio entre o governo do Estado e a Associação de Judô Estrela da Serra, informa o Ministério do Esporte. “A gente sabe que os índios estão tendo problemas com drogas e álcool, e o judô pode mudar essa situação. Por isso, fiz questão de estar presente e participar. Já fui à aldeia, montamos um tatame, treinei com eles e conversei bastante”, contou o judoca medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015, David Moura.

A Associação de Judô Estrela da Serra existe há 13 anos com o objetivo de resgatar crianças das ruas por meio do esporte e já atendeu cerca de três mil jovens. Agora, a ideia é expandir o projeto para os índios das aldeias Formoso e Rio Verde, da etnia Paresi, localizadas perto de Tangará da Serra, cidade que fica a cerca de 240 quilômetros de Cuiabá. As aulas serão ministradas por instrutores que conheceram o judô por meio do trabalho social da associação.

“Acredito muito que teremos no futuro um campeão indígena. Assim como Davi Moura, nosso grande ídolo atual, quem sabe nós não teremos um ídolo indígena? Eles são guerreiros por natureza”, disse o idealizador do projeto, Wilson Verta. A verba destinada pelo governo será utilizada no pagamento dos instrutores e na aquisição de quimonos para os alunos. Já a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e a Federação de Judô do Mato Grosso cederão os tatames para as academias.

Fonte: Portal Brasil



Leer en la fuente original







Votos: 0



Illimani versión beta. Lector de entradas RSS. © Obsidiana TV 2013


Utilizamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios y elaborar estadísticas. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso. Puede cambiar la configuración u obtener más información aquí.