Indios Online

http://www.indiosonline.net/ Brasil



ETAPA LOCAL I CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLITICAS INDIGENISTA ALDEIA BARRA VELHA



(Fig. 1)Aconteceu na aldeia Barra Velha, no município de Porto Seguro-BA, entre os dias 06 e 07 a Etapa local da I Conferência Nacional de Politicas Indigenista. O evento reuniu aproximadamente 114 indígenas entrem, professores, profissional de saúde, caciques, lideranças, junto também estiveram participando o CIMI, IFIBA, Tribo Jovens, que no período de 2 dias, dialogaram, analisaram as politicas indigenista e criaram proposta para melhorar a vida dos povos indígenas do nosso país. Além das lideranças locais estevem presente a equipe de organização Regional FUNAI, que assumiram a administração do evento com as lideranças local.

O encontro começou no dia 06 de junho, com a distribuição de tarefas da equipe de organização e na sequência teve abertura das conferências com o ritual toré, depois a coordenador da mesa Sr Luiz Titiá, convocou as lideranças local, o coordenador da CR FUNAI Sr. Tiago fez uma apresentação do objetivo da conferência, aonde as lideranças deram boas vindas a todos e falaram a importância desse trabalho para o povo indígenas e todos que defende a causa indígenas. Na oportunidade cada lideranças agradeceu a presença de todos, e que todos os presentes prestassem bem atenção na discussão. Agora é o momento da gente dizer o que o nosso povo esta precisando, apresentar proposta para melhorar a saúde, a educação, esporte, moradia, lazer, assistências social, entre outros desafios.

O ponto forte das discussões foram a demarcação das terras, os indígenas acreditam que a maior politica a ser conquistado é o governos demarcar e desintrusar o território para os seus verdadeiros donos. Com isso acabaria com todos os problemas sociais que a comunidade sofrem hoje. É lembrado que há muito tempo que o povo indígena vem lutando para que as leis já garantidas na constituição federal, desde 1988, não são colocadas em prática. E hoje o poder do latifúndio tem prejudicado muito o povo indígenas, já que tem criado várias propostas de leis que ferem o direito dos povos indígenas. A comunidade apresentou como proposta para ser fortalecido a FUNAI e melhorado a sua estrutura para que possa oferecer uma atenção de qualidade, já que hoje as lideranças sofre constantemente ataques judicial provocado pelos fazendeiros. O tema da PEC 215 também foram muito debatidos, avaliado por todos os presentes e uma das propostas é arquivar definitivamente essa proposta de emenda constitucional.

O encontro foram bastante participativo, as lideranças aprovaram no final as proposta que será encaminhada para uma avaliação na etapa estadual, e todos ficaram satisfeito, também foram escolhido os 20 delegados para participar da conferencia estadual, aonde foram bem distribuídas as vagas, aonde foram incluído a participação da mulher e do jovem. No final fora dados os agradecimentos e encerrou com um ritual do toré.

(Fig. 2) (Fig. 3) (Fig. 4) (Fig. 5) (Fig. 6) (Fig. 7) (Fig. 8) (Fig. 9) (Fig. 10) (Fig. 11) (Fig. 12) (Fig. 13) (Fig. 14) (Fig. 15) (Fig. 16) (Fig. 17) (Fig. 18) (Fig. 19) (Fig. 20) (Fig. 21) (Fig. 22) (Fig. 23)



Leer en la fuente original

Fig. 1
Fig. 2
Fig. 3
Fig. 4
Fig. 5
Fig. 6
Fig. 7
Fig. 8
Fig. 9
Fig. 10
Fig. 11
Fig. 12
Fig. 13
Fig. 14
Fig. 15
Fig. 16
Fig. 17
Fig. 18
Fig. 19
Fig. 20
Fig. 21
Fig. 22
Fig. 23










Votos: 0



Illimani versión beta. Lector de entradas RSS. © Obsidiana TV 2013


Utilizamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios y elaborar estadísticas. Si continúa navegando, consideramos que acepta su uso. Puede cambiar la configuración u obtener más información aquí.